sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

O "Dia D" de combate a Dengue e ao Chikungunya na sua Capital Tucuju!

A Prefeitura de Macapá realizará neste sábado, dia 6, na Escola Municipal Josefá Aires da Costa, no bairro Infraero I, o Dia D de combate à dengue e Chikungunya, que este ano tem como tema "Dengue e Chikungunya. O perigo aumentou e a responsabilidade de todos também". O objetivo é levar orientações aos moradores para que possam ajudar no combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor das duas doenças.
Serão feitas ações de saúde, palestras, entrega de panfletos, mutirões de limpeza urbana e atividades para alertar os moradores da área sobre a importância do diagnostico correto das doenças. De acordo com o coordenador de vigilância Ambiental, Josean Silva, a Secretaria Municipal de Saúde tem feito ações de intensificações. "Diariamente os agentes de endemias visitam os moradores, além de aplicações de larvicidas ou inseticida".
Os levantamentos feitos pela SEMSA em 2014, apontam uma redução de 74,31% dos casos de dengue. Já os casos de Chikungunya chagam a 1.136 notificações, com 968 confirmações, sendo que os maiores números estão concentrados no município de Oiapoque, por isso a importância d realizar o combate no município de Macapá para que a doença não chegue à Capital Tucuju. De acordo com o coordenador municipal do Programa de Combate à Dengue, Ailson Quaresma, a população foi a grande responsável pela baixa de casos da doença na cidade. "Temos uma resposta positiva da população, que, junto com a Prefeitura de Macapá, tem contribuído muito na Redução dos casos de dengue e chikungunya".
O "Dia D" é para sensibilizar a população para que tome mais consciência e ajude no combate ao mosquito, que não depende somente do poder público, já que cerca de 80% dos criadouros estão nas residencias, nos vasos de plantas, garrafas, pneus e caixas d'água destampadas.

Serviço
Dia: 06/12 (Sábado)
Hora: 8h às 12h
Local: Escola Municipal Josefá Aires da Costa
Endereço: Rua 1º de Janeiro, nº 156, bairro Infraero I

Jamile Moreira/ASCOM SEMSA

Nenhum comentário:

Postar um comentário